Diário de uma missionária: aumento de ataques terroristas na África

Imagem de nile por Pixabay

Por Gabriela Mendes Logomarca JMM


OESTE DA ÁFRICA – OUTUBRO DE 2019

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”, (2Timóteo 2.15).

Querido(a) irmão(ã),

O verso em destaque, dado pelo apóstolo Paulo como conselho a seu filho na fé, Timóteo, foi um dos destaques do Congresso Nacional de Liderança Feminina que aconteceu no mês passado.

Durante uma semana, mulheres líderes de várias regiões do país se reuniram para refletir e dividir experiências sobre a importância de ser obreiras eficazes e aprovadas pelo Senhor, manejando com fidelidade e confiança Sua palavra, que transforma vidas.

Aprendemos muito sobre liderança de serviço, influência participativa, identificação de dons e talentos, respostas ao chamado do Mestre, escuta atenta e amorosa, que pode ajudar a curar feridas, e sabedoria na administração do tempo e dos recursos.

Tivemos, também, uma formação sobre fabricação de hidratante corporal com o objetivo de oferecer às mulheres uma opção de atividade econômica que possa gerar renda.

Durante um dos dias, várias conselheiras ficaram à disposição para quem quisesse um acompanhamento mais personalizado e muitas participantes testemunharam que foi bastante importante poder abrir o coração e compartilhar dificuldades com alguém. Foi muito gratificante participar e acompanhar a busca dessas mulheres líderes por aprendizado e excelência, e relembrar que, embora a responsabilidade de liderar seja grande, o mesmo Senhor que nos chamou nos guiará e sustentará! Agradeço muito seu apoio em orações por esse evento. Foram dias realmente abençoados e produtivos.

Os atendimentos da Clínica de Nutrição An na Buru (Pão Nosso, na língua marka dafing) continuam caminhando bem, pela graça do Pai.

No mês de setembro iniciamos a implantação da farmácia, para que o lucro proveniente da venda dos produtos ajude a sustentar o funcionamento da clínica.

Estamos em fase de ajustes, com algumas dificuldades, mas as coisas estão se acertando e creio que é um passo muito importante em direção à autonomia. É ótimo contar com as ofertas e ajuda do Brasil, mas entendemos que a comunidade local também deve se envolver e colaborar para seu próprio desenvolvimento. Peço que nos ajudem em oração por esse processo.

Sobre a segurança no país, infelizmente as notícias não são boas. Os ataques terroristas voltaram a acontecer com mais frequência, e a cada dia a quantidade de refugiados internos aumenta.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), desde o início deste ano cerca de 300 mil pessoas precisaram deixar suas casas e passaram a viver em centros de acolhimento.

Em relação aos serviços de saúde, afirma-se que mais de 500 mil pessoas estão privadas de assistência devido à violência armada, pois 125 centros de saúde foram fechados ou estão funcionando apenas parcialmente.

A fome e a falta de escola também são grandes preocupações. Muitas famílias abandonaram seus campos de cultivo, portanto não vão colher neste ano e não há vagas para todas as crianças nas escolas da capital ou em outras cidades maiores.

Quero pedir também suas orações por minha transição de campo de trabalho. Como comentei na carta anterior, tenho paz e entendo que é o tempo de novos desafios. Porém, são muitos laços de amizade e amor, e muitas histórias compartilhadas; então sei que a despedida não será fácil! Mas confio na graça do Pai para preparar o coração para essas mudanças.

Que o Senhor, em sua riqueza e glória, supra cada uma de suas necessidades.

Seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s