O que são e o que fazem as Sociedades Bíblicas

O mundo é conduzido por agrupamentos de pessoas, segundo seus próprios interesses, que podemos chamar de sociedades. Há muitos tipos de sociedades e um desses tipos é a sociedade bíblica.

No Brasil destacamos duas sociedades que prestam relevantes serviços para a disseminação da mensagem de salvação: a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e a Sociedade Bíblica Trinitariana (SBTB).

Podem até passar despercebidas, mas seus trabalhos impactam o mundo inteiro, direta e indiretamente.

Por exemplo, você sabia que a tradução da sua bíblia foi feita por uma dessas sociedades? Praticamente todas as versões usadas hoje em todo o mundo foram concebidas por essas entidades ou seus pares internacionais.

Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)

Logomarca Sociedade Bíblica do BrasilCriada no dia 10 de Junho de 1948 com o propósito de “Dar a Bíblia à Pátria”, a SBB liderou o processo de tradução e distribuição das Escrituras em todo o território nacional. Oito anos após sua fundação lançou a tradução Almeida Revista e Atualizada.

Como integrante das Sociedades Bíblicas Unidas – uma aliança mundial fundada em 1946 – conduziu, em 1986, a distribuição da Bíblia em todo o planeta.

Na vanguarda, ainda na década de 1990, lançou a Bíblia On-line.

A SBB detém os direitos das traduções mais populares no Brasil como a Almeida Revista e Corrigida, Almeida Revista e Atualizada, e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Sociedade Bíblica Trinitariana

Logomarca Sociedade Bíblica TrinitarianaVinte anos após a fundação da SBB é instituída a Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB), em 06 de Junho de 1968.

A SBTB tem sua origem na Trinitarian Bible Society, fundada em Londres em 1831, com o propósito de “A glória de Deus e a Salvação dos homens”.

Uma de suas características fundamentais é a tradução da Bíblia calcada no método da Equivalência Formal que consiste na tradução palavra por palavra das línguas originais e “com um mínimo de palavras de transição para garantir a fluência da leitura em português”, segundo informam em seu site oficial.

Nas palavras do Pr. Thomas L. Gilmer – um dos fundadores da SBTB – “A razão pela qual a Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil foi iniciada, foi para garantir a continuidade da publicação de A Bíblia Sagrada, traduzida por João Ferreira de Almeida. O fato é que alguns queriam modificar Almeida (e já haviam modificado). Estabelecemo-nos para fazer a verificação do texto de Almeida, de colocá-lo na ortografia atual e com a fidelidade (aos textos que ele usou), assim acabamos chamando o texto de Almeida Corrigida Fiel (ACF)”.

Este foi um breve panorama sobre essas duas nobres sociedades cujo trabalho alcança também as necessidades básicas de comunidades carentes, além de serviços culturais e educacionais.

Deus abençoe as lideranças envolvidas e lhes deem forças para prosseguir em seus ministérios segundo a vontade de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Com informações de:

SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL. História e linha do tempo. Disponível em: https://www.sbb.org.br/quem-somos/a-sbb/historio-e-linha-do-tempo/. Acesso em: 3 nov. 2019.

SOCIEDADE BÍBLICA TRINITARIANA DO BRSIL. Trinitarian Bible Society – desde 1831. Disponível em: https://biblias.com.br/sobre. Acesso em: 3 nov. 2019.

Anúncios

Seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s