Em Defesa da Fé

Cada cientista que foi mencionado responde, respectivamente, a uma das oito objeções citadas abaixo:

  1. Uma vez que o mal e o sofrimento existem, não pode haver um Deus amoroso.
  2. Uma vez que os milagres contradizem a ciência, eles não podem ser verdadeiros.
  3. A evolução explica a origem da vida, de modo que Deus não é necessário.
  4. Se Deus mata crianças inocentes, ele não é digno de adoração.
  5. É ofensivo afirmar que Jesus é o único caminho para Deus.
  6. Um Deus amoroso jamais torturaria pessoas no inferno.
  7. A história da igreja está repleta de opressão e violência.
  8. Eu ainda tenho dúvidas, portanto não posso tornar-me cristão.

Lee Strobel inicia com uma entrevista que fez com Charles Templeton, o qual era antigamente um notório pastor e pregador, mas depois de ver uma foto que mostrava uma realidade na África, decidiu por seguir o ateísmo. A partir de então Lee inicia sua jornada de entrevistas em busca de respostas para as tais maiores objeções ao cristianismo.

Como jornalista, Lee mostra que teve um bom preparo, levando perguntas que, caso não saibamos responder (o que acontece na maioria das vezes) e não seguíssemos a leitura, nossa fé vacilaria. Perguntas que são trunfos de ateus e outras pessoas que atacam o cristianismo.

Contudo, cada entrevistado vai elucidando os pontos apresentados por Lee, mostrando que muitas vezes o erro está na pergunta, ou mesmo nos conceitos que não temos ou ignoramos. Outras vezes nos é mostrado que, para alguns pontos, a própria ciência tem levado aos pesquisadores concluírem que Deus existe e o criacionismo é, de fato, mais viável que o evolucionismo, sendo a melhor das teorias para a origem e consolidação da vida, de acordo com todo o conhecimento que possuímos. Contudo, isso só não é mais evidenciado por orgulho (única alternativa que temos para entendermos o porquê de vários cientistas negarem Deus mesmo diante de sólidas evidências), estando os pesquisadores determinados a não acreditar em Deus, não importando as evidências.

Para todo o cristão que queira se aprofundar na apologética, ou seja, na defesa de sua fé, este livro é bastante recomendável! Lembrando que o mesmo serve bastante para estudo, pois no final de cada capítulo o autor sugere materiais para o leitor continuar sua pesquisa no tema em questão.

O livro, então, seria perfeito caso a Editora Vida não estivesse, aparentemente, com tanta pressa de publicá-lo. Quero mesmo acreditar que o livro foi publicado com pressa, pois internamente há vários erros, grandes, pequenos, e às vezes recorrentes, de edição. De vez em quando uns erros ‘dão nos nervos’. Mas ainda bem que não são exagerados.

Por fim, minha nota para o livro é 9. Daria 10, não fossem os erros. Mesmo assim, como disse acima, recomendo para que comprem e estudem. Para os cristãos esse é o início de aprendizado para defesa da fé, e para os demais, ateus ou não, mostra a resposta para perguntas que você mesmo esteja fazendo a si e a outros cristãos, mas nenhum até hoje soube te responder. Está aí a sua oportunidade de sanar tais dúvidas, como também de ver que ser cristão e acreditar no criacionismo está longe de ser o mesmo que acreditar em conto de fadas.

Nota = 9

About Evandro J.R. Silva

É Doutorando em Ciência da Computação. Convertido desde os 6 anos de idade, a partir dos 15 anos começou a ler e estudar a Bíblia autodidaticamente. É membro de uma Igreja Batista. Gosta bastante de jogos eletrônicos e de ler, principalmente sobre apologética e literatura fantástica. Tem como gosto musical preferido o metal sinfônico.

Seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s