Saga Deixados para Trás: poderia ser melhor!

Continuando a leitura, estando eu já perto dos últimos livros, e pensando que ia ficar mais emocionante, me decepcionei. Principalmente porque há partes que não estão muito de acordo com a Bíblia. A Bíblia fala que a tribulação será tanta que não houve tribulação igual antes desse tempo e não haverá outra depois dela, mas a galera de Deixados Para Trás vive muito bem, comparando-se à grande tribulação descrita na Palavra. Um fator que facilitou muito a vida de todos os crentes na tribulação, era o número considerável de espiões/infiltrados que estavam em altas posições nas equipes do Anti-Cristo. De certa forma ajudou o enredo a se desenvolver, mas diminuiu muito a tribulação, pois assim eles tinham muita facilidade de se esconderem, tendo ainda,várias alternativas para se locomoverem.

Livros coleção Deixados para trás - Infosol

Outra fonte de decepção é a martirização de vários personagens. A decepção não vem pelo fato dos personagens morrerem por causa de sua fé, mas porque os autores, para poderem matá-los, fizeram com que alguns deles — que durante toda a saga eram bem inteligentes — fizessem altas burradas infantis. E as burradas aumentam à medida que o fim da saga se aproxima.

No décimo primeiro livro eu realmente estava farto de enrolação, mas quando terminei de lê-lo, olhando para o título do próximo (O Glorioso Aparecimento), pensei comigo: este próximo livro vai fazer com que todo o tempo que perdi nos demais faça valer a pena. Ledo engano. O décimo segundo livro, que era pra ser o melhor de todos, foi a maior decepção. Percebe-se claramente que os autores queriam alcançar, de qualquer forma, a meta de escreverem quatrocentas páginas novamente, ou, pelo menos, o mais próximo disso. Há um vai-e-vem dos personagens totalmente desnecessária. O Anti-Cristo tinha um plano e objetivos claros, mas ia pra todo lugar, menos pra onde queria. E quando chegava aos tais lugares, se demorava sem necessidade. De forma semelhante acontecia com os personagens cristãos. A decepção foi tão grande que diminuí o ritmo da leitura drasticamente, me forçando a continuar, pra poder terminar.

Após um tempo considerável, pude partir pro décimo terceiro livro, totalmente desanimado. E finalmente tive uma surpresa agradável. O último livro é bom! Um único que salvou a leitura dos nove anteriores. Porém, infelizmente, quando havia um enredo que tinha um enorme potencial de gerar pelo menos mais uns três capítulos que prendessem muito a atenção, os autores decidiram fazer o que deviam ter feito nos outros livros: finalizaram a estória bruscamente, correndo para o fim! Ao menos não foi uma decepção como a do livro anterior.

Por fim, resumindo, eu recomendo a leitura destes livros só para pessoas que realmente estejam muito interessadas em saber a continuação da história apresentada nos filmes, pois a leitura é — como já deixei bem claro — enjoativa. Não fossem as enrolações mal feitas, seria uma série realmente memorável.

Como resumi a série completa, a nota vai ser única, para todos os livros. Minha nota para Deixados para Trás é 6,5. Se fossem três livros, em vez de treze, como disse acima, a nota chegaria perto de 10. Mas a enrolação exagerada fez com que o enredo fosse bastante prejudicado.

Nota = 6,5


Além dessa série principal há ainda outros três livros que servem de prequela da saga, ou seja, uma ‘pré-sequência’ que conta em mais detalhes a história que antecede a série, e nos mostra um pouco mais de alguns dos personagens, antes dos mesmos serem deixados para trás. Ainda há outra saga paralela, contendo quarenta livros — eu disse, LaHaye e Jenkins são mestres de enrolação! —, cujo pano de fundo vai das prequelas até o décimo terceiro livro. Esta saga foca em personagens adolescentes, portanto é voltada para o público infanto-juvenil.

*O autor do post ainda não possui e nem leu os 43 livros adicionais da saga.

About Evandro J.R. Silva

É Doutorando em Ciência da Computação. Convertido desde os 6 anos de idade, a partir dos 15 anos começou a ler e estudar a Bíblia autodidaticamente. É membro de uma Igreja Batista. Gosta bastante de jogos eletrônicos e de ler, principalmente sobre apologética e literatura fantástica. Tem como gosto musical preferido o metal sinfônico.

There are 6 comments

  1. Górgora

    Nossa, se acredita que eu AINDA não consegui terminar essa saga, também concordo contigo, é muita enrolação, sem contar que na maior parte dos livros é entra 05 personagens bons para morrerem 02 ou 03 de forma boba. Aqui no Brasil a serie teen só foi lançada até o 10º volume, imagina, 40 livros enrolados… Haja paciencia!

    Curtir

    1. Evandro Rocha e Silva

      Acredito. Inclusive tem um trecho em que falo que nas comunidades da internet faço parte de uma minoria, pois muita gente descreve a leitura como você descreveu! Mas para mim, como deixei claro, apesar da história ser muito boa, não consegui aturar tanta enrolação! rs

      Curtir

Seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s