4 Lições de liderança no indicado ao Oscar “Capitão Phillips”

Como em todos os filmes de ação, policial e aventura, neste também há herói e vilão. Considerando Phillips como o herói, temos Abduwali Muse (interpretado por Barkhad Abdi) como sua antítese.

Muse não é o chefão da máfia dos piratas. Ele não é o manda-chuva. Muse é apenas mais um pirata somali e também mais uma vítima da pobreza e miséria que assola grande parte do continente Africano.

Todavia, mesmo olhando por esse espectro social, Muse é um cara perigoso. Afinal, a pirataria é a vida dele, o seu ganha-pão.

Parece que a pirataria é apenas mais uma das muitas atividades ilegais que há pra se fazer na Somália com o intento de fugir da fome e demais mazelas trazidas pela miséria.

(Imagem: Divulgação/ Sony Pictures).

(Imagem: Divulgação/ Sony Pictures).

Este personagem é o responsável pela parte mais perigosa e aflituosa pela qual passa Phillips nas águas da Bacia da Somália. Mas deixando este aspecto e concentrando nosso olhar na maneira que Muse conduz sua equipe e toda a situação – incluindo momentos de fortes dissensões com outro grupo de piratas – encontramos princípios que são, de fato, elementos de liderança.

Dessa forma, observando tanto o herói quanto o vilão, é possível sintetizar notáveis exemplos. Alguns deles, possivelmente, você já tenha ouvido por aí, pois quando se trata do tema liderança certos aspectos são frequentes. Na página seguinte, 4 princípios de liderança do filme.

Continua página três

There are 4 comments

  1. Rodrigues Almicar

    Quero me congratular com o sr Francisco pela brilhante descrição de um dos diversos espectros da liderança, resumida na frase: “o líder não deve ter medo de escolher ou liderar pessoas melhores do que ele, seja numa área específica ou num conjunto mais amplo de habilidades”. Muito bom. Grato pelo post!

    Curtir

Seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s